segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A importância da mão-de-obra escrava

   Estima-se que, entre os séculos XVI e XIX mais de cinco milhões de africanos tenham sido trazidos para o brazil para trabalhar como escravos. A maior entrada ocorreu na primeira metade do século XIX, justamente o período de expanção da lavoura cafeeira no sudoeste do país.
   A grande quantidade de negros trazidos demonstra que o trabalho escravo continuou sendo muito rentável para a agricultura e que a expanção dos cafezais, tanto no Vale da Paraíba como no Oeste Paulista, deveu-se á exploração da mão-de-obra de origem africana.
   Um dado que revela a importância do trabalho escravo nas lavouras de café o crescimento da populaçao escrava no chamado Oeste Novo Paulista, Formado Por cidades como Ribeirão Preto e Araraquara. Entre 1854 e 1886, A população escrava cresceu 235%, o que permitiu que as colheitas daquela região superassem de longe a produção do vale do paraíba e a do Oeste Antigo (Limeira e região de Campinas).
   A lavoura cafeeira, baseada no trabalho escravo, começou a sentir os efeitos da falta de mão-de-obra a partir de meados do século XIX. Isso ocorreu devido á proibição do tráfico negreiro e ao crescimento da campanha abolicionista.

Um comentário: